Principais Características

  • Origem: Portugal
  • Altura e peso:

– Podengo Pequeno: 20cm a 30cm         Peso: 4kg a 6kg

– Podengo Médio: 40cm a 54cm;            Peso: 16kg a 20kg

– Podengo Grande: 55cm a 70cm            Peso: 20kg a 30kg

  • Pelo: liso ou cerdoso                            Cor: amarelo, fulvo, com ou sem manchas brancas
  • Função original: cão de caça

Origem e história da raça

O Podengo é, sem dúvida, um dos cães mais estimados pelos portugueses. Mas como surgiu este ágil e fiel cãopanheiro?

Viajemos até ao ano 700 a.c, época em que os mercadores fenícios trouxeram consigo cães de caça, que também serviam como moeda de troca entre os mercadores e os habitantes locais. Mais tarde, no século VIII, dá-se um cruzamento entre estes cães e os patudos que acompanharam os soldados durante a invasão moura.

Surge assim o Podengo, uma raça livre de deficiências genéticas ou hereditárias, devido à pouca intervenção do homem na sua evolução, apresentando três variedades: podengo pequeno, podengo médio e podengo grande.

Todas elas tinham como função principal a caça. O Podengo pequeno, caçador de ratos, esteve presente nas caravelas portuguesas, acompanhando as expedições e evitando a propagação de roedores. Os Podengos médios foram desenvolvidos para perseguir e caçar coelhos e os Podengos grandes, atualmente raros no país, eram utilizados para perseguir e cansar animais de porte grande, como veados ou javalis.

Ao longo dos séculos o Podengo evoluiu e adaptou-se ao clima do país. O Podengo de pelo liso encontra-se essencialmente no norte, onde o clima é mais húmido, permitindo assim que o pelo seque mais rapidamente. Por sua vez, o Podengo de pelo cerdoso marca presença nas regiões do sul, conhecidas pelo clima seco e solarengo. Neste caso, o pelo cerdoso tem como objetivo protege-los do sol e das temperaturas elevadas.

Atualmente, o Podengo continua a desempenhar a função de cão de caça em várias zonas do país, mas também se tornou um excelente cão de companhia, fruto da sua personalidade afável, divertida, inteligente e leal.

Temperamento do Podengo

Se o Podengo é o seu cão de eleição, prepare-se para uma aventura e tanto! Este patudo de origem portuguesa é bastante ativo, energético e um excelente companheiro para a sua família.

Contudo, tal como todas as raças, o Podengo tem as suas particularidades, que devem ser consideradas antes de adotar um exemplar, em especial o seu instinto de caça.

Se não for devidamente estimulado, irá aborrecer-se com facilidade, o que poderá despoletar comportamento destrutivos, como cavar buracos, ladrar incessantemente ou roer objetos em casa. O Podengo precisa de se sentir útil e de ser exercitado fisicamente e psicologicamente, portanto certifique-se que tem disponibilidade para se dedicar ao novo membro da sua família.

A sua inteligência, perspicácia e atenção, torna-o um bom cão de guarda, alertando os donos com rapidez, se suspeitar de algo estranho.

Caso tenha crianças pequenas na família, não se preocupe. Por norma, estes patudos são bastante amigáveis e tolerantes para com crianças. Porém, nunca é demais referir a importância de ensinar os mais novos a comportarem-se devidamente, assim como supervisionar o contacto com os animais.

Novamente, devido ao seu instinto de caça, é importante investir na socialização desde cedo, para que o contacto com outros patudos seja harmonioso, evitando que saia em perseguição de outros animais, em particular de porte pequeno, pois poderá vê-los como uma presa.

Como Cuidar de um Podengo

São cães bastante ativos e inteligentes que precisam de ser estimulados, portanto prepara-se para passeios regulares, corridas e brincadeiras que simulem a caça, para que o Podengo possa gastar toda a sua energia e sentir-se motivado e equilibrado.

Os podengos são cães de matilha, ou seja, o ideal é estarem na companhia de outros cães ou da sua família. Não toleram ficar muito tempo sozinhos em casa, por isso, se geralmente está ausente por períodos longos ou não tem disponibilidade para treinar o seu cão e estimulá-lo diariamente, este não será o cão ideal para si.

O treino de obediência e socialização é um fator crucial a ter em consideração. Treinos curtos, divertidos e com reforço positivo são o ideal para uma relação bem-sucedida entre o Podengo e a sua família.

Perde algum pelo, como tal escova-o com regularidade e limite os banhos para que o seu patudo tenha um pelo saudável e brilhante. O mesmo cuidado se aplica ao corte de unhas e escovagem dos dentes. Deve ser feito com regularidade, habituando assim o seu cãopanheiro desde cedo a estes cuidados de higiene, para que no futuro não provoquem desconforto ou ansiedade no mesmo.

Saúde do Podengo

Principais Preocupações: nenhuma

Vistos ocasionalmente: displasia coxo-femoral e rutura de ligamentos

Esperança média de Vida: 12-14 anos