Principais Características

  • Origem: Grã-Bretanha
  • Altura: 35cm
  • Peso: 6 a 7kg
  • Pelo: liso e curto, quebradiço ou duro e comprido     Cor: branco com manchas pretas ou castanhas ou com ambas as cores.
  • Função original: cão de caça

Origem e história da raça

Curioso acerca deste pequeno poço de energia? Então junte-se a nós nesta viagem e mergulhe até ao início do século XIX, na Grã-Bretanha.

Em 1800 a caça era, sem dúvida, uma atividade bastante popular entre a população. Como tal, desenvolveram-se inúmeras raças de cães com o propósito de auxiliarem os caçadores.

John Russel, um membro da igreja e amante da atividade, decidiu criar o perfeito cão de caça – rápido, energético e de pequeno porte, de forma a entrar nas tocas das raposas, ou ladrar incessantemente, obrigando-as a fugir, até ao encontro dos caçadores.

Russel, terá adquirido um English White Terrier, do qual descende o famoso Jack Russel, nome que adotou do seu criador. Contudo, as exigências e necessidades dos caçadores e dos próprios criadores foram mudando ao longo dos tempos, dando origem a outra variedade denominada Parson Jack Russel, que se distinguia por ter pernas mais altas.

Nos Estados Unidos, os exemplares mais baixos ganham em popularidade, mas a variedade reconhecida pelo AKC é o Parson Jack Russel.

Na segunda metade do século XX, estes pequenos entusiastas ganharam o seu lugar como cães de companhia e atualmente é uma das raças mais famosas e acarinhadas no mundo inteiro, celebrada em inúmeros filmes e séries televisivas.

Temperamento do Jack Russel Terrier

Se está a pensar em adquirir um Jack Russel deverá primeiramente considerar se este é o cão ideal para si e se está à altura do desafio, pois apesar do seu pequeno porte, este patudo irá levá-lo numa aventura interminável!

Energético, destemido e inteligente, o Jack Russel requer bastante atenção do seu dono, firmeza e a prática de exercício físico vigoroso para libertar toda a sua energia.

É bastante leal e devoto aos seus donos, mas não é o cão adequado a famílias com crianças pequenas, uma vez que estas poderão incomodá-lo em excesso e ele não terá problemas em expressar o seu desagrado.

Se espera um cão sossegado e silencioso, este não é o cão para si. O Jack Russel precisa de donos ativos e atletas como ele, que possam acompanhar a sua energia e estimulá-lo mental e fisicamente.

Motivado pelas suas origens, uma das funções deste exemplar era ladrar para sinalizar a presença de uma presa ou simplesmente provocar a sua saída da toca. Consequentemente, este patudo é bastante vocal, em especial se pretender alertar o dono de algo ou chamar à sua atenção.

Esta sua faceta vocal torna-o também um excelente cão de guarda, visto que está sempre atento ao ambiente circundante e rapidamente alerta os donos para algo suspeito.

Como cuidar de um Jack Russel Terrier

Se este é o seu cão ideal, prepare-se para uma aventura e tanto. Este patudo precisa de pelo menos 30-40 minutos de exercício diário, ou seja, corrida, caminhadas num passo rápido ou jogos que estimulem o exercício físico para que este e a sua nova família possam desfrutar de uma relação harmoniosa e equilibrada.

Os passeios devem ser feitos com trela e caso possua um espaço exterior em sua casa, é importante que esteja bem vedado, pois o Jack Russel é perito em fugas, em particular se detetar alguma presa.

Como acontece com qualquer outro cão, deverá proporcionar-lhe desde cedo uma socialização regular com outros animais, pessoas estranhas e cenários diferentes, assim como ensinar-lhe regras de bom comportamento.

Todavia, desengane-se se pensa que o treino irá eliminar por completo o seu desejo de cavar, ladrar ou perseguir animais de porte pequeno. Tenha em mente que o seu novo amigo foi criado propositadamente para caçar, como tal é impossível suprimir o seu instinto e, por isso, nem sempre aceitam outros animais em casa, em particular gatos ou coelhos.

Não se assuste, pois não é de todo um caso perdido, pelo contrário! O Jack Russel é um cão encantador, brincalhão, carinhoso e muito divertido! Cabe ao dono decidir reúne as condições necessárias para educá-lo, uma vez que não é um cão para todos, em particular para donos inexperientes.

Contudo, se tem experiência com cães, se é uma pessoa bastante ativa, com pulso firme e paciência para treinar e educar o seu cão, este exemplar será memorável! Basta dar-lhe as ferramentas necessárias para que direcione a sua energia e foco para algo novo, como por exemplo jogos, treinos de agilidade ou aprendizagem de truques.

 Saúde do Jack Russel Terrier

Principais Preocupações: Nenhuma

Vistos ocasionalmente: displasia coxofemoral, surdez, problemas dermatológicos e oculares.

Exames Sugeridos: quadril, ouvidos

Esperança média de Vida: 13-15 anos