Principais Características

  • Origem: Escócia
  • Altura: macho – 56cm a 61cm; fêmea – 51cm a 56 cm
  • Peso: macho – 26kg a 31 kg; fêmea – 25kg a 27kg
  • Pelo: médio a longo, liso ou ondulado Cor: tons amarelos e dourados
  • Função original: cão de caça, cão de companhia

Origem e história da raça

A Escócia foi o palco que deu origem a uma das raças mais populares em todo o mundo, criada com o intuito de encontrar um exímio cão de caça, numa época em que esta atividade era bastante comum entre a população, não só como desporto, mas também como fonte de alimento.

Em 1800, Sir Dudley Marjoribanks, um lorde escocês conhecido por criar animais de várias raças, com o intuito de aperfeiçoá-las, adquiriu um retriever amarelo procurando desenvolver um perfeito exemplar, capaz de recolher rapidamente aves aquáticas, dotado de um excelente olfato, leal e bem comportado.

O Golden Retriever que conhecemos hoje e tanto apreciamos, combina todas essas características. Fruto do cruzamento de Spaniels, Setters e do antigo Newfoundland, sir Dudlely criou um cão ágil, obediente, notável nadador, capaz de suportar temperaturas negativas e de apanhar caça e pássaros feridos.

No início do século XX, estes exemplares chegam aos Estados Unidos e em 1927 são reconhecidos como raça oficial pelo American Kennel Club.

Atualmente podemos observar a sua versatilidade, uma vez que não é apenas um ótimo cão de companhia, mas também um excelente cão de serviço para pessoas com necessidades especiais e cão de resgate e salvamento.

Temperamento do Golden Retriever

Vivaz e energético, o Golden Retriever é bastante sociável e brincalhão. Dá-se bem com outros animais, crianças e estranhos, como tal não é o cão indicado para guardar a sua casa.

É um atleta nato, inteligente e muito carinhoso. Gosta de atenção e de estar próximo da sua família, por isso não deverá deixá-lo no quintal ou em casa sozinho durante muito tempo. Deverá ter sempre à sua disposição brinquedos para entretê-lo para que este possa mordiscar e manter-se ocupado.

Como Cuidar de um Golden Retriever

Tal como é habitual no mundo canino, os exemplares desta raça necessitam de socializar desde cedo para que possam ter uma relação equilibrada e harmoniosa com os donos, com outros animais e pessoas.

Para além da importância do treino de socialização e ensino de regras, o seu patudo precisa também de fazer bastante exercício físico para libertar toda a energia que caracteriza esta raça. Portanto, se este é o seu cão de eleição certifique-se que reserva cerca de 40 a 60 minutos de exercício diário.

Passeios com passo acelerado, nadar, corrida ou jogos que estimulem o Golden psicologicamente e fisicamente são o ideal para mantê-lo feliz e equilibrado, evitando assim comportamentos destrutivos, motivados por excesso de energia, ansiedade ou aborrecimento e também excesso de peso.

O seu pelo macio e resistente à água precisa de alguns cuidados. Seja este médio, longo, liso ou ondulado, o pelo do Golden Retriever deverá ser escovado regularmente, de forma a mante-lo lustroso, limpo e sem nós.

Saúde do Golden Retriever

Principais Preocupações: Ossos, articulações

Vistos ocasionalmente: displasia da anca e cotovelo, cataratas, problemas dermatológicos, epilepsia e doença cardíaca.

Exames Sugeridos: ouvidos, ossos, olhos

Esperança média de Vida: 10-13 anos