Principais Características

  • Origem: Canada
  • Altura: 55cm – 57cm
  • Peso: 25kg – 37kg
  • Pelo: curto Cor: preto, chocolate, bege
  • Função original: cão de caça / recolha de animais aquáticos

 

 

Origem e história da raça

Esta famosa e acarinhada raça viu a sua origem na ilha inóspita de Newfoundland, no Canadá, no século XVI.

O seu pelo resistente à água e a temperaturas frias, assim como a sua capacidade de nadar por longos períodos de tempo, permitiu que esta raça tivesse como função ajudar os pescadores na captura de peixes que escapassem ao anzol, puxando também as redes de pesca.

No início do século XVII foram importados para Inglaterra, onde começaram por desempenhar a função de cães de caça, uma vez que a raça tem um gosto especial por recolher objetos, tal como indica o seu nome Retriever.

Na segunda metade do século XIX, os criadores britânicos padronizaram a raça e trouxeram até nós o Labrador Retriever que todos conhecemos.

Temperamento do Labrador Retriever

Se procura um cão bem-disposto, energético e dócil, esta raça é, sem dúvida, uma excelente opção!

Leal e dedicado, o labrador está sempre pronto para interagir e agradar os demais. Adora a companhia de pessoas e, geralmente, mostra-se descontraído e afável na presença de estranhos, outros animais de estimação ou crianças.

Atinge a maturidade mais tarde, portanto não se surpreenda com a energia e vontade de brincar do seu patudo. Como tal, é importante mantê-lo ativo, permitindo que faça o exercício físico necessário, promovendo assim o seu equilíbrio mental e físico.

Influenciado claramente pelo seu propósito inicial, por norma, os labradores adoram água e é comum vê-los nadar alegremente em praias ou rios. Esta é, sem dúvida, uma excelente forma de promover a atividade física, controlando assim o peso do seu companheiro.

Uma vez que foi criado com o propósito de auxiliar os pescadores e mais tarde caçadores na recolha de animais, mostram também uma grande fixação por mordiscar e abocanhar. Desta forma, é importante que tenha sempre ao seu dispor brinquedos para morder e manter assim o seu foco no objeto.

Como cuidar de um Labrador Retriever

Apesar do seu temperamento dócil, o Labrador tem imensa energia, em particular quando são cachorros e jovens adultos. Como tal, é importante permitir que este faça bastante exercício físico através de passeios regulares, corridas e jogos que estimulem não só o cansaço físico, mas que o desafiem mentalmente também.

Uma vez que é bastante próximo dos seus donos, não deverá deixá-lo sozinho durante longos períodos de tempo, já que poderá conduzir a comportamentos destrutivos, como cavar ou roer incessantemente.

A sua boa disposição e simpatia não significa que os donos devam descurar as técnicas de treino. Tal como qualquer outra raça, é sempre importante trabalhar a socialização e obediência, em particular o entusiasmo do seu companheiro ao receber as pessoas, pois os labradores têm tendência a saltar para cima das mesmas.

No que diz respeito aos cuidados de higiene, o pelo dos labradores deve ser escovado com alguma regularidade, em particular nas mudanças de estação, uma vez que a queda de pelo é mais acentuada.

Saúde do Labrador Retriever

Principais Preocupações: Artrite

Vistos ocasionalmente: displasia da anca e cotovelo, cegueira, rotura de ligamentos, problemas neurológicos

Exames Sugeridos: ossos, olhos

Esperança média de Vida: 10-12 anos