Papillon

Principais Características

  • Origem: França
  • Altura: 20-27 cm
  • Peso: 4-5 kg
  • Pelo: comprido e liso
  • Função original: cão de companhia; cão de colo

 

Origem e história da raça

O nome papillon, cuja palavra em francês significa borboleta, refere-se à raça de um cão peculiar e energético, com um focinho e orelhas que nos lembram uma borboleta. Tem raízes no spaniel, daí o seu nome original Spaniel Anão Continental, os quais eram populares em toda a Europa, desde o século XVI.

Estes pequenos cães eram extremamente populares entre a classe da nobreza, sendo que Espanha e Itália tornaram-se os centros de reprodução e comércio de spaniels. A corte francesa de Luís XIV gostava particularmente desta raça e, consequentemente, adquiriu bastantes. Para além de fazer lembrar uma borboleta, o papillon ficou também conhecido como o esquilo spaniel, uma vez que carregava sua cauda emplumada sobre suas costas, tal como os esquilos.

Inicialmente, estes tinham orelhas caídas, mas após um cruzamento desconhecido, alguns cães passaram a apresentar as orelhas eretas e até à data é possível encontrar cães na mesma ninhada com orelhas caídas ou levantadas, embora o último caso seja mais popular.

Nos Estados Unidos, o papillon de orelhas caídas é conhecido como o Phalene e na Europa é chamado de Epagneul Nain ou Spaniel Continental Toy.

Em 1900, participou em inúmeras exposições caninas em França, as quais tiverem bastante sucesso, abrindo-lhe as portas para exibições em Inglaterra e Estados Unidos.

No passado, este tipo de eventos tinha mais projeção e notoriedade do que atualmente e por norma os cães que participavam nos mesmos apresentavam uma cor sólida, geralmente um tom avermelhado. Contudo, a criação seletiva resultou num cão menor que se distingue pelas suas cores de maior destaque e manchas brancas que marcam o seu rosto simétrico, contribuindo para a semelhança com uma borboleta. O papillon tornou-se um dos cães toy mais populares, funcionando igualmente como um animal de estimação amável e obediente.

 

Temperamento do Papillon

O papillon é uma das raças de porte pequeno mais obedientes e ágeis. É gentil, amável e brincalhão com pessoas e crianças. Contudo, segundo a criadora Carla Serran, alguns exemplares não são sociáveis com outros cães. A mesma explica que estes são muito companheiros, têm muita energia e adoraram brincar, em particular com crianças, o que deve ser feito sempre com supervisão, uma vez que é uma raça frágil.

 

 Como cuidar de um Papillon

Para além do exercício físico diário, em forma de caminhada com trela, estes cães precisam de estímulos mentais. Como tal, jogos desafiantes dentro de casa ou num quintal, por exemplo, serão bem aceites por eles e muito recomendados. Esta é uma raça caseira, portanto deverá permanecer mais tempo em casa e nunca viver em espaços exteriores. O seu pelo necessita ser escovado duas vezes por semana.

 

Saúde do Papillon

Principais Preocupações: nenhuma

Vistos Ocasionalmente: cataratas, surdez, luxação nas patas

Exames Sugeridos: joelhos, olhos

Esperança média de vida: 12-15 anos

 

2019-01-14T20:45:40+00:00Dezembro 24th, 2018|Curiosidades|0 Comments

Leave A Comment