CHINESE CRESTED DOG

Principais Características

Origem: China
Altura: machos – 28-33cm; fêmeas – 23-30cm
Peso: machos – 5kg; fêmeas – 3kg
Pelo: variedade sem pelo – tem pelo apenas na cauda, topo da cabeça e patas; variedade com pelo – em todo o corpo
Função original: cão de companhia; cão de colo

Origem e história da raça

É um pouco difícil entender as origens desta raça, uma vez que cães sem pelo parecem ter- se desenvolvido por mutação por todo o mundo, espalhando-se em particular na América Central e América do Sul. O Crista Chinês é, todavia, uma exceção, pois supostamente já existia na China desde o século XIII.
Marinheiros chineses eram aconselhados a levar estes cães nos barcos, de modo a serem utilizados como caçadores de ratos e como moeda de troca por mercadorias, com mercadores locais, dado o seu aspeto peculiar. Desta forma, a raça espalhou-se pela Turquia, Egipto, África do Sul e provavelmente pela América Central e América do Sul. Somente no século XIX surgem registos de cães sem pelo na Europa, em pinturas e fotografias, incluindo os cães do tipo Crista Chinês.
No final do século XIX, a americana Ida Garrett, que ajudou a promover vários tipos de cães sem pelo, tornou-se uma defensora da raça e com a ajuda de uma união de criadores, o Crista Chinês ganhou gradualmente admiradores nos Estados Unidos e na Europa, sendo a raça finalmente reconhecida pela FCI em 1991.
O Crista Chinês tornou-se popular nas exposições de cães, mas a raça não despertou o mesmo interesse nas pessoas, como animal de estimação. Todavia, tal tendência poderá mudar, uma vez que estes cães têm ganho mais exposição e notoriedade nos últimos anos.

Temperamento do Crista Chinês

O Crista Chinês é bastante brincalhão, gentil, companheiro e um excelente cão de colo. É muito ligado à sua família e procura sempre agradar os membros da mesma. É sociável com pessoas e animais e geralmente mostra-se desperto, alerta e bem-disposto.

Como cuidar de um Crista Chinês

O Crista Chinês adora correr e saltar, mas odeia o frio. Ele é bastante pequeno, como tal, brincadeiras e exercícios em espaços fechados, como em casa, são suficientes para mantê-lo ativo, quente e satisfeito. É importante salientar que as variedades desta raça que não apresentam qualquer pelagem precisam de um agasalho quando saírem à rua em dias frios e húmidos, pelo que este cão não poderá estar períodos longos ao ar livre, pois requer mais cuidados.
Para cuidar do pelo das variedades “Pompom” é necessário escová-lo a cada dois dias e o seu focinho deve ser raspado geralmente a cada duas semanas. A variedade sem pelos precisa de mais cuidados, como já foi referido, nomeadamente a aplicação regular de hidratante e protetor solar, para além de banhos para prevenir cravos.

Saúde do Crista Chinês

Principais Preocupações: nenhuma
Vistos Ocasionalmente: problemas de pele, problemas dentários e alergias
Exames Sugeridos: nenhum
Esperança média de vida: 13-15 anos
Observações: As variedades sem pelo são suscetíveis ao aparecimento de cravos, problemas de insolação, alergia a lã e perdas de dentes. A dentição é irregular e a camada de esmalte é muito fina.
Já conhece o site da nossa Escola para Donos de Cães? Confira AQUI! Ensinamos os donos a treinar os seus cães!