Setter Irlandês

Principais Características

  • Origem: Irlanda
  • Altura: machos – 58 a 67 cm; fêmeas – 55 a 65 cm
  • Peso: machos – 31 kg; fêmeas – 27kg
  • Pelo: comprido, liso, cor de mogno
  • Função original: Localização de aves; cão de companhia

Origem e história da raça

Supõe-se que esta raça seja o resultado de uma mistura de spaniels, pointers e outros setters, em particular o Inglês, uma vez que não existem certezas acerca da sua ascendência.

Os primeiros setters vermelhos, de cor mogno, surgem no início do século XVIII na Irlanda e no século seguinte deixam a sua marca em todo o território britânico.

Dotado de um sentido de olfato notável, o setter foi criado para ser um cão de caça, com o intuito de localizar aves e manter a sua posição.

Despertando a curiosidade do continente Americano, alguns setters foram enviados para lá, onde se tornaram um sucesso como cães de exposição e, mais tarde, como animais de estimação.

Temperamento do Setter Irlandês

Considerada uma das raças mais belas do mundo, o setter irlandês é um excelente companheiro, em particular para quem tem uma vida ativa e horário flexível, uma vez que não gosta de ficar sozinho durante longos períodos de tempo.

São bastante amáveis com pessoas, crianças e outros animais. Energéticos por natureza, esta raça adora participar em atividades familiares.

São também bons observadores, sempre atentos ao que os rodeia. Porém, devido ao seu carácter dócil, não são indicados para cães de guarda.

Como cuidar de um Setter Irlandês

O setter é um entusiasta nato e, consequentemente, necessita de praticar bastante exercício físico. Este requer pelo menos uma hora diária de atividade física, nomeadamente caminhadas aceleradas e corridas em espaços amplos.

Desafios físicos e mentais são o ideal para manter este companheiro ativo, feliz e satisfeito e para fortalecer a ligação com a sua família. É importante reforçar que a falta de atividade física pode deixá-lo ansioso e frustrado, em particular se tiver sozinho em casa durante muito tempo.

O seu pelo precisa de ser escovado regularmente para manter um aspeto saudável e lustroso. Têm alguma tendência para infeções nos ouvidos, como tal devem ser observados sempre que possível.

Saúde do Setter Irlandês

Principais Preocupações: artrite, dilatação gástrica, problemas na córnea

Exames Sugeridos: olhos, quadril, coração
Esperança média de vida:  12-14 anos

2019-04-07T20:44:29+00:00Dezembro 3rd, 2018|Curiosidades|0 Comments

Leave A Comment