cachorro-bolas-brincarCOMO LEVAR O MEU CÃO A BRINCAR COM UM OBJETO / BOLA

Existem várias técnicas que pode aplicar no sentido de aumentar o valor do objeto / recompensa para o cão.

O ideal será ter uma recompensa tão valiosa para ele, que qualquer outro estímulo não o afastará da ideia de obter essa mesma recompensa.

Tal é possível? Sim! E não é algo difícil de concretizar, é apenas necessário alguma imaginação e paciência. Tomemos como exemplo uma bola, objeto que à partida desperta interesse no seu cão. Caso consiga tornar este objeto ainda mais interessante, a bola ganhará mais valor para ele.

Para que isso aconteça, será necessário associar a bola a outro cão, pessoa ou ao próprio dono e torná-los o foco da atenção. Portanto, deve guardar uma bola ou outro objeto se preferir, e sempre que achar adequado, ofereça-o ao cão com bastante entusiasmo. Se este a apanhar, deve elogiá-lo, dando carinho e atenção e brincar com ele até que o mesmo solte a bola. Assim que isto suceder, o dono deve apanhar a bola e brincar com ela.

Neste momento, você torna-se o foco da atenção do cão. Para que o interesse aumente, deve brincar com a bola, falar com a mesma e ignorar o seu cão, para que este venha ao seu encontro. Caso haja outros cães interessados na bola / objeto, o seu cão certamente ficará ainda mais curioso e focado nela.

Após essa brincadeira, guarde o objeto para que ele não perca a graça, uma vez que ele deve estar sempre associado à alegria e divertimento. Se a técnica for feita corretamente, a bola (objeto) terá um grande valor para seu cão e ele vai obedecer-lhe de bom grado para a poder receber.