LIDERANÇA

Os cães demonstram disposição para contestar a liderança do grupo desde cachorrinhos. Por conseguinte, as brincadeiras são fundamentais, visto que é a partir destas que ele percebe como controlar a força das suas mordidelas, como comportar-se, brincar e disputar.

O LÍDER DA MATILHA

Os líderes geralmente indicam o rumo aos demais, caminhando à frente, sendo possível distinguir desde cedo, o cachorro com maiores probabilidades de ser líder, uma vez que todos os outros o seguem.

Para que o dono se assuma como líder é crucial estabelecer as regras e proteger os membros da matilha, pois se pretende ter um cão equilibrado e estável, terá que se impor como líder e agir como tal, caso contrário, o cão irá tentar assumir esse mesmo papel.

COMO O CACHORRO VÊ A SUA FAMÍLIA HUMANA

Para o cão, a sua família humana representa a matilha à qual ele pertence, logo este vê-os como cachorros! Ele irá tentar descobrir qual a posição que ocupa entre os demais e tentará disputar o poder com o dono de inúmeras formas, caso acredite que pode ser o líder do grupo.

LIDERANDO COM VIOLÊNCIA

Tal como acontece com as crianças, também os cães aprendem por imitação. Como tal, se o dono agir de forma violenta para com o cão, com o intuito de impor respeito, este poderá futuramente imitar este comportamento e redirecioná-lo para outros membros da família ou, quem sabe, tentar disputar a posição de liderança.

A agressividade não é de todo o caminho para a liderança. Pelo contrário, esta irá por sua vez, estimular o mesmo comportamento por parte do seu cão, tornando-o perigoso. Contudo, este estará apenas a seguir o exemplo do seu dono e, por isso, não o devemos culpar se for agressivo.

CAMINHE NA FRENTE
Uma vez que o líder geralmente caminha na frente, a maioria dos cães procura ocupar essa posição. Modificar esse comportamento é uma boa forma de controlar o comportamento do seu cão e a tentativa deste em assumir a liderança. O mesmo cuidado deve ser tomado ao passar por portas ou portões – o objetivo é que o dono conduza sempre o seu cão e não o inverso. Algumas pessoas ficam impressionadas com o facto de o seu cão subitamente deixar de urinar pela casa ou deixar de morder as visitas, simplesmente por terem exigido que ele esperasse que elas passassem primeiro.

Tal acontece apenas porque o domínio foi restaurado e o cão percebeu qual a sua posição na matilha. Por conseguinte, os outros comportamentos foram automaticamente alterados, nomeadamente, a marcação de território.

INVERTA A SITUAÇÃO

Sempre que o seu cão ladrar exigindo algo e você o satisfizer de imediato, estará a obedecer às regras dele. Como tal, ele interpretará isso como prova de que é o líder do grupo e, por isso, não irá entender quando o seu comportamento for corrigido.

Como retificar esta situação? Basta ocuparmos a mente dele com algo que tenhamos ensinado previamente, como por exemplo, o comando “ deita”.

Alguns cães recusam-se a executar comandos, abdicando até de alimento como forma de testar a liderança. Porém, é importante fazê-los entender quem é o líder da matilha. Alimentá-los com a sua própria mão é uma forma de criar uma ligação e fazê-los perceber que a sua sobrevivência depende do dono, o seu líder.

Consulte o nosso canal no youtube e descubra mais sobre as regras de alimentação.

GANHE RESPEITO E DÊ BONS EXEMPLOS
Um líder perfeito transmite bons exemplos aos seus subordinados. O respeito é ganho e nunca exigido, em particular no mundo canino.